terça-feira, 14 de julho de 2009

Bacalhau à Bras

Receitinha de um belo bacalhau à Brás bem caseiro e gostoso pra 4pax

Ingredientes:
1 embalagem de migas de bacalhau ou 2, 3 postas de bacalhau demolhado
2 cebolas grandes
1,5kg de batatas
8 ovos (2 por pax)
azeite (qb)
coentros (qb)
azeitonas (qb)
pimenta

O bacalhau:
Se for em migas demolha-las dentro de um passador em agua corrente durante alguns minutos e ir provando ate estar bom de sal.
Se for em posta devera ficar pelo menos de molho durante 24h e ir mudando a agua, o tempo varia em função da altura das postas. depois de demolhado desfia-se a posta e reserva-se.
As batatas e as cebolas:
Descasca-se as batatas e cortam-se em palitos bem finos e estreitos (tipo batata palha) e frita-se ate estarem loirinhas. Pode-se também usar a tal batata frita palha de pacote mas eu dispenso não e a mesma coisa e no geral sabem a mofo e a bafio.
As cebolas são cortadas ao meio e dp em fatias. Enquanto as batatas fritam põe-se um tacho ao lume com o azeite ( é a gosto) e a cebola e deixa-se refogar um pouco em lume brando.
Quando já estiverem transparentes junta-se o bacalhau e deixa-se refogar 5 minutos e vai-se mexendo e junta-se um pouco de pimenta. Quando a batata estiver toda frita junta-se ao refogado e mexe-se bem deixando uns minutos a apurar, junta-se entao os coentros picados e volta-se a mexer. Pra uma tigela a parte partem-se os ovos e batem-se so um pouco e juntam-se ao preparado mexendo muito bem. Eu mexo ate os ovos estarem bem passados pois pode haver o risco de salmonela e afins.
O acompanhamento:
Nao ha nada como uma boa salada verde e umas azeitonas pra acompanhar este saboroso prato.
BOM APETITE :)

Sem comentários: