domingo, 12 de julho de 2009

Lulas Recheadas

Esta receita de lulas foi feita desta maneira de forma a aproveitar o que andava perdido ali pelo frigorífico, mas ficaram mesmo boas.

Ingredientes 4 pax:
12 lulas medias
150g carne moída (vaca, porco ou ambas)
1 cebola media picada
1 tomate maduro picado
1/2 chouriço de carne moído
1/4 chouriço de vinagre moído
1/2 copo vinho branco
1/2 pacote de natas
1 raminho de coentros
polpa de tomate (qb)
sal (qb)
pimenta (qb)
azeite (qb)

O recheio:
Num tacho pôr um pouco de azeite, metade da cebola e deixar refogar um pouco. Entretanto retira-se a cabeça as lulas e partem-se aos bocados pequenos pra dentro do tacho, juntando também já o chouriço de carne e o de vinagre mexe-se um pouco e coloca-se a carne mexendo bem, de seguida deitar metade do vinho e temperar um pouco com sal e pimenta, há-de se ter em atenção o sal libertado pelos enchidos. mexer de vez em quando e estará pronto em cerca de 10 minutos dp de junta a carne picada.
As lulas:
Lava-se bem as lulas e viram-se ao contrario. Deixa-se arrefecer um pouco o recheio e de seguida recheia-se as lulas (antes de se rechear deve-se dividir o recheio em proporção com as lulas, neste caso em 12 porções pra que não falte, nem sobre recheio). Depois de recheadas reservam-se e prepara-se o molho onde de seguida vão cozer. Deve-se ter tambem em atençao o facto que nao se deve encher muito as lulas de forma a que nao rebentem
O molho:
Numa frigideira grande refoga-se o resto da cebola e o tomate picado, dp de refogado junta-se o resto do vinho e um bocado de polpa de tomate, sal e deixa-se apurar. Junta-se então as lulas, um pouco de agua e deixa-se ferver uns minutos e viram.se as lulas e ferve-se mais um pouco junta-se então os coentros picados e deixa-se apurar. quando as lulas já estiverem prontas junta-se as natas mexe.se rectifica-se os temperos e deixa-se ferver 1minuto e ta pronto.
O acompanhamento:
Eu acompanhei com arroz branco e salada, mas pode-se acompanhar com quase tudo desde uma simples salada, batatas fritas, um pure de batata e legumes.
BOM APETITE :)

Sem comentários: