quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Bacalhau Espiritual


Adoro bacalhau e embora nem toda gente aqui da tasca goste, volta e meia tem de vir para a mesa. Desta vez fiz bacalhau espiritual que é uma espécie de bacalhau com natas mas com umas nuances que o torna diferente e unico. A quem não conhece aconselho a experimentar, até o meu namora que detesta bacalhau, gostou bastante assim.


Ingredientes:
2 postas de bacalhau crescido (usei 4 abas)
500 batatas cortadas em palitos fininhos (tipo palha)
200gr de miolo de camarão
100gr de cenoura ralada
2 cebolas grandes as meias luas
200ml da água de cozer o bacalhau
200ml de leite
200ml de natas
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de sopa de marisco
sal q.b.
alho em pó q.b.
pimenta q.b.
farinha q.b.
queijo ralado q.b.

A preparação:
Cozer o bacalhau desfiar e reservar juntamente com a água. Fritar as batatas apenas até estarem estaladiças e reservar. Numa frigideira aquecer a manteiga e quando estiver derretida juntar a cebola e a cenoura, por umas pedrinhas de sal e pimenta, ir mexendo de vez em quando até a cebola estar translucida, juntar o camarão e deixar cozer, juntar o bacalhau e deixar apurar. De seguida juntar a sopa de marisco e mexer bem, juntar a agua do bacalhau e o leite e deixar apurar. Rectificar os temperos e adicionar pouco a pouco a farinha peneirada mexendo sempre até ganhar a consistência do bechamel. Juntar as batatas e envolver com cuidado, se seguida juntar as natas e proceder da mesma maneira. Colocar o preparado numa forma própria para ir ao forno e polvilhar com queijo ralado a gosto. Levar ao forno a 220º por 15 minutos ou até o queijo estar dourado.
O acompanhamento:
Para mim neste tipo de pratos é imprescendivel uma boa salada, desta vez tinha alface, cenoura ralada, couve roxa e tomate. Foi uma combinação excelente.
Bom Apetite!!!






15 comentários:

SoraiaSilva disse...

Que espectáculo de bacalhau este ;)
Está mesmo a "rir-se" para mim :D
Beijinhos*

Marlene João disse...

Já estivemos pra fazer esse tipo de bacalhau, pois vem no livro de basa da bimby :D
Já nos falaram q é mto delicioso :D o teu está com mto bm aspecto.
Beijinhos *.*

Abelha Maia disse...

Ficou uma delicia, ainda bem que na Colmeia todos gostam e muito de bacalhau.
bjs

micas disse...

Menina, adoramos esse prato cá em casa, a minha filha então!...
Beijinhos

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Adorei, eu também uso o creme de marisco mas no bacalhau nunca experimentei..deve ficar um sabor diferente..humm
beijinhos (*-*)

TiTó disse...

Adoro bacalhau e para mim ele é bom com tudo e de todas as formas :)

O teu ficou espectacular.

Bjs

Sandra G disse...

Adoro bacalhau espiritual, mas o meu é bem diferente.

Beijinhos

Luísa Alexandra disse...

Mesmo quem não gosta de bacalhau se rende a este género de receitas!
Está óptimo.

Isabel Pisoeiro disse...

Eu também não aprecio bacalhau... mas gosto de bacalhau com natas, à brás e afins! Por isso, acho que ia adorar este bacalhau espiritual, deve ficar muito bom!
Está com óptimo aspecto, beijinhos!

anna disse...

Gosto de bacalhau espiritual! A cenoura ralada dá-lhe um sabor e uma cor muito simpáticas.
Beijinhos.

Andreia Cambez disse...

ADORO
Abriste-me o apetite :D
jinhusssssss

Lenisa disse...

ola meninas obrigada peos vossos comentarios. o bacalhau assim é de facto muitissimo bom. bjs :)

vanilla disse...

Obrigada por me seguir e tb já estou te seguindo...
Adoro bacalhau!!!!

Beijos grande

Mamã Catarina disse...

Nunca experimentei o Bacalhau desta forma, mas quando encontro a receita pela blogosfera acho sempre que tem um aspecto fenomenal! Se até o teu homem gostou, é porque é mesmo bom :)

Aproveito para agradecer a tua visita e comentário lá no meu cantinho! Gostei de ter também encontrado o teu :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado