sábado, 22 de agosto de 2009

Empadão de Carne


O meu namorado andava com desejos de empadão e antes que a criança nascesse com mau ar :) ihihih, resolvi fazer-lhe a vontade, até porque já há bastante tempo que não o fazia e também porque ele merece :)

Ingredientes:
500gr de carne de vaca picada
1 cebola grande as meias luas
75gr de bacon as tirinhas
2 tomates pelados aos bocadinhos
mistura 5pimentas moidas q.b.
2 dentes de alho picadinhos
50ml de vinho branco
2 colheres de polpa de tomate
1 colher sopa azeite
1 colher sopa de banha
pure de batata q.b.

A carne:
Num tacho aquecer o azeite e a banha, quando estiver bem quente juntar a cebola, o bacon, o alho e o tomate e deixar refogar. Juntar as pimentas, o sal, a polpa de tomate e o vinho. Mexer tudo muito bem e deixar apurar. Juntar a carne picada e ir mexendo ate estar pronta.
O empadao:
Entretanto o pure já deve estar feito e deve-se dividir em dois de forma a não faltar nem para cima nem para baixo. Não sei a quantidade de pure caseiro necessário mas em saquetas são 2 para esta quantidade de carne. Num tabuleiro de ir ao forno colocar uma camada de pure, despejar a carne alisar e cobrir com o restante pure. Há quem cubra com ovo, eu não meto, mas fica douradinho à mesma.

Bom Apetite!!!


15 comentários:

Abóbora Amarelinha disse...

eu tenho um problema "mal rosolvido" com o empadão, não gosto de puré de batata, faço com arroz, mas a minha malta diz que não é a mesma coisa.
bom fim de semana

Lenisa disse...

eu com arroz tb gosto :)
bjs

Andreia Cambez disse...

ADORO empadão, também já tenho saudades de comer :P

Jinhussssss

Mary disse...

Que belo empadão! Com uma saladinha é um mimo! lol

Isabel Pisoeiro disse...

Sempre adorei empadão de carne, é tão bom!! :p
Também fiquei com saudades de comer um assim! Beijinhos

Cristina disse...

Lenisa, sou muito bom garfo, mas das rarissimas coisas que não acho grande piada é ao empadão com puré. Mas isto tem uma razão: quando era pequena, a minha mãe fazia-o quase todas as semanas e marcou-me os gostos. Por um lado porque enjoei, por outro porque nunca provei, jamais em tempo algum, empadão gostoso como aquele :) Mas fizeste bem em mimar o namorado, dá jeito que eles andem bem dispostos, para depois cederem melhor aos nossos caprichos femininos, ehehehe *****

Lenisa disse...

Mary:
para mim empadao sem salada nem é a mesma coisa, adoro, combina na perfeição :)

Cristina:
como ter percebo, comida de mae nunca tem igual :) e em relaçao ao namorado merece mesmo estes miminhos :) e para quem so comia bife com batata frita agora pedir coisas que nao gostava deixa-me tb muito feliz :)

Isabel:
tens de fazer tambem, para acabar logo com essa saudade :)

Abelha Maia disse...

Que delicia, ontem tb fiz, o meu marido tb adora.
bjsss

ameixa seca disse...

Eu adoro empadão muito em parte porque adoro puré de batata :)

Larana disse...

empadão?!?!?!?!?!?!?!

mas que rica delicia

beijokinhas amiguinha

Marina disse...

Olá Lenisa!
Venho cá conhecer o teu blog e já enchi o olho.... aquele polvo à lagareiro ficou-me atravessado...!
Também já não faço empadão há algum tempo, mas agora com o calor não tenho vontade de fazer... só de comer! lol
Obrigada pela tua visita!
Beijinho.

Marina disse...

Já me esquecia...
Conheces a Bola de Carne de Alijó?
Escusado seja dizer que já a comi toda e que mais houvesse mais se comia!
Xau, beijinho.

Lenisa disse...

ola Marina, obrigada pela visita :) e sim conheço a bôla ja a comi ai na zona e a minha mae faz uma do genero muitas vez.

beijos :)

G' disse...

Eu também sou louca por um empadão de carne, adoro. E o teu tem mesmo óptimo aspecto :D
Quando às animaizinhos da tasca, estive a ver as fotos e são mesmo fofinhos. Eu só tenho um gato, mas esse já é bem reguila!

Já agora, obrigada por teres visitado o meu cantinho. Gostei muito aqui do teu :))

Beijinhos*

Anónimo disse...

Aprendi muito