segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Frango & Cogumelos no Forno


Esta é a segunda receita de frango que posto, o que se calhar leva a crer que seja coisa que até nem se coma por aqui, o que não é verdade, pelo menos uma vez por semana o bichinho vem parar à mesa. Desta vez fiz no forno com cogumelos e é muito bom e prático. E há conta deste pratinho ainda fiz outra refeição que postarei amanhã.

Ingredientes:
1 frango partido em 8 pedaços
200gr de cogumelos em fatias grossas
2 colheres de sopa de pimentão
2 colher de sopa de massa de alho
mistura 5 pimentas moídas
sal q.b.
2 folhas de louro
150ml de vinho branco
1 colher de sopa de azeite
colorau q.b.


A preparação:
No dia anterior temperar o frango com o pimentão, a massa de alho, o vinho, a pimenta e as folhas de louro. No dia seguinte aquecer o forno e no tabuleiro de ir ao forno colocar o frango rodeado dos cogumelos. Juntar ao tempero o azeite e despejar por cima da carne e dos cogumelos. Levar ao forno durante 45min a 220º.
O acompanhamento:
Acompanhei com arroz de manteiga de esparregado de agrião.
Bom Apetite!!!

domingo, 30 de agosto de 2009

Sopa de Feijao Manteiga


Apesar de não postar sopas com muito frequência, há quase sempre sopa cá por casa. e como tudo dá para fazer sopa, faço sopa de quase tudo. Aproveito muitas vezes para usar os restos disto e daquilo que vão ficando ali pelo frigorifico e arca. Desta vez saiu uma sopinha de feijão manteiga que ficou muito boa.

Ingredientes:
100gr de feijão manteiga seco, demolhado (usei uma lata de 400gr)
1/2 couve coração de boi em juliana
1 cebola pequena picada
50gr de arroz
50gr chouriço de carne em pedacinhos pequenos
1 colher de sopa de azeite
pimenta moida q.b.
sal q.b.

A preparação:
Aquecer um tacho com uma colher de sopa de azeite, quando estiver quente juntar a cebola pimenta moída e o chouriço e mexer até a cebola estar translúcida. Juntar o feijão e a couve e envolver tudo, ir mexendo de vez em quando até a couve estar murcha. Juntar o arroz e um pouco de sal. Juntar 1lt de água, mexer e deixar cozer até o arroz estar pronto. Junta mais água se necessário rectificar os temperos e servir.
Bom Apetite!!!

sábado, 29 de agosto de 2009

Chow Mein de Marisco


Volta e meia a comida oriental dá um pulinho até a mesa da tasca. Desta vez foi um chow mein de marisco. É uma receita super fácil de fazer e também já começa a ser fácil arranjar todos os seus ingredientes, visto que já quase todos os supermercados dispõem pelo menos dos ingredientes básicos.

Ingredientes:
250gr de massa chinesa com ovo
2 colheres de sopa de molho de ostras
2 colheres de molho de soja
4 colheres de oleo de sesamo (à falta deste usar do normal)
75gr de couve ralada
1 cenoura pequenina ás tirinhas
1/4 de pimento as tirinhas
1 cebola pequena ás meias luas
50gr de rebentos de soja
75gr de cogumelos fatiados
10gr de cogumelos negros desidratados
100gr de miolo de camarão descongelado
150gr de ameijoas
4 palitos de delicias do mar
6 camaroes tigre
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de caril

A preparação:
Preparar a massa conforme indicado na embalagem, depois escorrer envolver num pouco de oleo e reservar. Hidratar os cogumelos conforme indicado na embalagem, cortar em pedaços e reservar. Aquecer o wok com o oleo até estar bem quente adicionar os vegetais, o alho, o gengibre, o caril, molho de soja e o de ostras mexer bem e saltear sempre em lume forte. Quando estiverem quase salteados juntar as ameijoas o miolo de camarão, o camarão as delicias e mexer, mantendo sempre o lume alto. Quando as ameijoas estiverem abertas e os camarões cozinhados junta-se os cogumelos negros e a massa e mistura-se bem. Sirvir de imediato :)
Bom Apetite!!!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Tiramisú


Adoro Tiramisú, e decidi fazer ca em casa. Depois de tudo preparado reparei que nao havia ovos ca na tasca.. lolol... la tive de inventar e nao ficou nada mau apenas diferente :) deixo-vos aqui a receita da minha desgraça.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
250 gr de mascarpone
Palitos la reine q.b.
200ml de cafe frio (ajuda a que os palitos nao se desfaçam)
3colheres de sopa de whisky
Cacau em pó q.b.

A preparação:
Juntar o whisky ao cafe e demolhar rapidamente os palitos em quantidade suficiente a que cubram o fundo do tabuleiro.
A parte juntar o leite condensado com o mascarpone e bater durante 2 minutos. Cubrir os palitos com esta mistura e polvilhar generosamente com o cacau em pó.
Bom Apetite!!!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Bacalhau Espiritual


Adoro bacalhau e embora nem toda gente aqui da tasca goste, volta e meia tem de vir para a mesa. Desta vez fiz bacalhau espiritual que é uma espécie de bacalhau com natas mas com umas nuances que o torna diferente e unico. A quem não conhece aconselho a experimentar, até o meu namora que detesta bacalhau, gostou bastante assim.


Ingredientes:
2 postas de bacalhau crescido (usei 4 abas)
500 batatas cortadas em palitos fininhos (tipo palha)
200gr de miolo de camarão
100gr de cenoura ralada
2 cebolas grandes as meias luas
200ml da água de cozer o bacalhau
200ml de leite
200ml de natas
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de sopa de marisco
sal q.b.
alho em pó q.b.
pimenta q.b.
farinha q.b.
queijo ralado q.b.

A preparação:
Cozer o bacalhau desfiar e reservar juntamente com a água. Fritar as batatas apenas até estarem estaladiças e reservar. Numa frigideira aquecer a manteiga e quando estiver derretida juntar a cebola e a cenoura, por umas pedrinhas de sal e pimenta, ir mexendo de vez em quando até a cebola estar translucida, juntar o camarão e deixar cozer, juntar o bacalhau e deixar apurar. De seguida juntar a sopa de marisco e mexer bem, juntar a agua do bacalhau e o leite e deixar apurar. Rectificar os temperos e adicionar pouco a pouco a farinha peneirada mexendo sempre até ganhar a consistência do bechamel. Juntar as batatas e envolver com cuidado, se seguida juntar as natas e proceder da mesma maneira. Colocar o preparado numa forma própria para ir ao forno e polvilhar com queijo ralado a gosto. Levar ao forno a 220º por 15 minutos ou até o queijo estar dourado.
O acompanhamento:
Para mim neste tipo de pratos é imprescendivel uma boa salada, desta vez tinha alface, cenoura ralada, couve roxa e tomate. Foi uma combinação excelente.
Bom Apetite!!!






quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Croquete Bolinha

De vez em quando sai asneirada aqui na tasca. Desta vez foram estes lindos croquetes que nao levaram ovo :) lolol... Ficaram bons à mesma, mas ao fritar alguns desmancharam-se um bocado, mas nem assim percebi o porquê de nao terem ligado bem como de costume, so mais tarde ao queixar-me deles à minha mãe é que ela me chamou a atençao para a falta do dito :) lolol. Deixo-os aqui a receita correcta dos meus.

Ingredientes para 24 croquetes grandes:
300gr de carne de vaca picada
1 cebola media picadinha
1 colher de sopa de manteiga
1 alho picado finamente (uso em po)
1 folha de louro
sal q.b.
mistura 5pimentas moidas q.b
farinha q.b.
100ml de leite
1 ovo + 1 ovo
pao ralado

O refogado:
Num tacho derreter a manteiga e juntar a cebola, o alho, a pimenta e a folha de louro e deixar estar ate a cebola começar a ficar castanha, entao juntar a carne de mexer muito bem e ir mexendo ate estar cozinhada. Juntar o leite e envolver bem, depois de bem envolvido ir juntando a farinha ate a carne ficar com um aspecto cremoso, de seguida juntar o ovo e mexer sempre ate o preparado descolar do fundo.



A preparaçao:
Numa tijela colocar o outro ovo batido e noutra o pao ralado. Moldar a carne fazendo-a rolar nas maos varias vezes de forma a que a carne fique bem aglomerada e dar-lhe a forma que desejar eu gosto de bolinhas :). Passar as "bolinhas" pelo ovo e de seguida pelo pao ralado. Depois desta operaçao das duas uma ou se fritam logo ou podem se por a congelar.
Bom Apetite!!!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mais Um Desafio

Desta vez foi a G' do Chocolate Quante Baste que se lembrou de mim :). O desafio consiste em responder às perguntas que se seguem e indicar cinco amigas blogueiras.

Uma música mágica: We're not gonna take it anymore - Twisted Sisters
Um filme mágico: Ha tantos, mas por ex.: Regresso ao Futuro 1,2,3
Uma viagem mágica: Periplo pela Asia
Maquilhagem mágica: Depende do estado de espirito


Vou passar aos seguintes blogs:

O meu cantinho especial - Isabel

Abóbora Amarelinha
Chocolate e Caju - Sandra G
Cozinha com a Anna - Anna
Receitas da Romy e nao só - Romy

Espero que aceitem o desafio :)

Salada Del Frigo


Lá andei outra vez de limpeza ao frigorifico e mais uma vez encontrei meia dúzia de desgracadinhos ali perdidos em suplica para terem um fim diferente que o caixote do lixo. Então peguei neles todos e fiz uma bela saladinha.

Ingredientes:
6 folhas de alface em juliana
1 tomate aos pedacinhos
1/2 lata de milho
1/4 pepino cortados em quartos fininhos
1/2 cebolas as meias luas
1 pacote de croûtons (estes eram de queijo)
4 fatias de fiambre desfiadas
fatias de mortadela de azeitonas
4 fatias de bacon desfiadas
3 fatias de queijo desfiadas
oregãos q.b.
sal grosso q.b.
azeite q.b.
vinagre q.b.

A preparação:
Colocar a alface, o tomate, o pepino, o milho, a cebola, o fiambre, a mortadela, o bacon, o queijo e temperar a gosto com o azeite, o vinagre, o sal e os oregãos. Mexer tudo muito bem rectificar os temperos e por fim juntar os croûtons. Tá prontinha é super fácil e sabe mesmo bem com este calor.
Bom Apetite!!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Crepes de Chocolate

Resolvi voltar a fazer crepes, desta vez juntei um pouco de cacau, e ficaram muito bons. Foram comidas acompanhas de banana e foi uma optima combinação.

Ingredientes:
250 ml de leite
250 ml farinha
1 ovo
1 colher de sopa de oleo
1 colher de sopa e extracto de baunilha
1 colher de sopa de açúcar
1colher de café de sal
2 colher de sopa de cacau em pó
3 bananas partidas ao meio

A preparação:
Num recepiente juntar os ingredientes e passar com a varinha mágica durante um minuto. Untar uma frigideira com oleo e ir despejando o preparado de forma a cobrir o fundo, quando a parte de cima estiver cheia de furinhos, virar e manter ao lume ate despegar da frigideira, repetir a operação até acabar o preparado.
Depois de estarem todas feitas enrolei os crepes em banana e servi. Ficou excelente.

Bom Apetite!!!

domingo, 23 de agosto de 2009

Pita Shoarma


Andava eu nas compras a escolher um pãozinho para trazer para casa quando um pacote de pitas me piscou o olho, não foi tarde nem foi cedo, foi logo :) lolol... Nao deu para comer na altura porque a carne precisa ficar no tempero pelo menos 12h para ficar no ponto. Mas valeu bem a pena a espera.

Ingredientes para 6 pitas:
150gr de carne de vaca às tirinhas
150gr de carne de porco as tirinhas
1 colher de chá e 1colher de sopa de alho em pó
1colher de chá de curcuma
1colher de chá de carvinho em pó
1 colher chá de caril
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de mistura 5 pimentas moídas
1 colher de chá de gengibre em pó
piri-piri q.b.
sal q.b.
1 colher de sobremesa de banha
4 folhas grande de alface as tirinhas
1 colher de sopa de azeite
sumo de 1 limão
molho de alho

O tempero:
Num recepiente juntar as carnes, juntar o alho, a curcuma, o cravinho, o caril, as pimentas, o colorau, o gengibre, o sumo de limão e o oleo, envolve tudo muito bem e deixa repousar no frigorifico pelo menos 12h.
A carne:
Numa frigideira bem quente derreter a banha e de seguida juntar a carne, temperar com o sal (não necessita muito) e o piri piri.Ir mexendo até a carne estar cozinhada.
As pitas:
Dá para fazer em casa, mas eu compro-as. Para as preparar a única coisas a fazer é humidecer e levar a aquecer. Depois de quentes abrir na parte de cima e com jeito alargar até baixo para criar um pouco de espaço. Na abertura colocar uma cama de alface e sobre ela a carne, ajeitando para chegar até ao fundo. E esta prontinho :)
O acompanhamento:
Acompanha-se com batata fria e molho de alho pode ser do de compra ou fazer-se em casa, o que é bem facil.

Molho de Alho
Ingredientes:
3 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa bem cheias de maionese
1 colher de sobremesa de molho para batatas fritas do continente
1colher de sobremesa bem cheia de alho em pó
sal q.b.
pimenta q.b.

Numa tigela juntar tudo e mexer muito bem, se necessário rectificar os temperos.
Bom Apetite!!!

sábado, 22 de agosto de 2009

Empadão de Carne


O meu namorado andava com desejos de empadão e antes que a criança nascesse com mau ar :) ihihih, resolvi fazer-lhe a vontade, até porque já há bastante tempo que não o fazia e também porque ele merece :)

Ingredientes:
500gr de carne de vaca picada
1 cebola grande as meias luas
75gr de bacon as tirinhas
2 tomates pelados aos bocadinhos
mistura 5pimentas moidas q.b.
2 dentes de alho picadinhos
50ml de vinho branco
2 colheres de polpa de tomate
1 colher sopa azeite
1 colher sopa de banha
pure de batata q.b.

A carne:
Num tacho aquecer o azeite e a banha, quando estiver bem quente juntar a cebola, o bacon, o alho e o tomate e deixar refogar. Juntar as pimentas, o sal, a polpa de tomate e o vinho. Mexer tudo muito bem e deixar apurar. Juntar a carne picada e ir mexendo ate estar pronta.
O empadao:
Entretanto o pure já deve estar feito e deve-se dividir em dois de forma a não faltar nem para cima nem para baixo. Não sei a quantidade de pure caseiro necessário mas em saquetas são 2 para esta quantidade de carne. Num tabuleiro de ir ao forno colocar uma camada de pure, despejar a carne alisar e cobrir com o restante pure. Há quem cubra com ovo, eu não meto, mas fica douradinho à mesma.

Bom Apetite!!!


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Caril de Lulas & Camarão

Recebi o meu primeiro desafio, que me foi enviado pela Cristina do Ovo Estrelado. Desafio esse que consiste em nós fazermos uma receita que fomos buscar a outro blog. Fiz esta receita que descobri no blog Elvira's Bistrot, é super fácil e hiper saborosa. Tive de fazer algumas alterações para dar uso ao que tinha em casa. A receita está como o original, entre parêntesis aparece as minhas alterações.

Ingredientes:
500gr de lulas (2 emb de pérolas do mar)
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola finamente picada
1/2 pimento verde ao cubinhos (não meti)
2 dentes de alho finamente picados
1 raminho de coentros picados
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de sopa de caril em pó
1 colher de café de cominhos em pó
1 colher de café de açafrão em pó
1 malagueta picada (1 colher de café de piri-piri)
1 colher de pimentão doce
1 iogurte natural batido (1/2 pacote de natas)
100gr de miolo de camarão
sal e pimenta moída na altura


A preparação:
Arranjar e lavar as lulas. Escorrer bem e cortar em argolas finas. Colocar o azeite, a cebola, os alhos, os coentros, os cubos de pimento e o gengibre num tacho. Refogar em lume médio até a cebola ficar translucida. Juntar as lulas. Temperar com o caril, os cominhos, o açafrão, a malagueta e o pimentão-doce. Envolver e cobrir com uma tampa. Deixar estufar em lume brando só com o líquido que as lulas vão largando até estas se apresentarem bem tenras e cozidas. Adicionar o iogurte e o miolo de camarão. Misturar muito bem, cozinhar até o camarão ficar cozido e o molho apurar, mexendo de vez em quando. Temperar com sal e pimenta no final da cozedura. Servir de imediato, com arroz basmati cozido.
Bom Apetite!!!


Voltando ao desafio em si, deixo aqui o selo e as regras do mesmo:


1.Postar o selinho indicando o blog que está promovendo o desafio;
2.Postar as regras;
3.Indicar também cinco outros blogs que não tenham sido indicados;
4.Escolher uma receita. Fazer. Postar e indicar o nome do blog de origem da receita;
5.O blog escolhido pode ser da sua lista de indicação (ou da lista em que você foi indicado, fique à vontade).

Passo o desafio ao seguintes blogs:
- Elvira's Bistrot
- Espaço da Belita
- A Culinaria e Eu
- Canela Moída
- Soraiasilva<3


Espero que aceitem o desafio :)


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Bifinhos da Portugalia à Moda da Tasca


Depois de ter visto na Cozinha da Micas uns bifinhos a Portugalia que ela tinha ido buscar ao blog A quente e frio fiquei completamente hipnotizada ao ponto de ter de os ir fazer para o jantar. Alterei um pouco a receita para usar o que estava disponivel ca por casa, mas ficaram excelentes

Ingredientes:
3 bifinhos do lombo de vaca
3 ovos
2 dentes de alho (usei massa de alho)
1 colher de sopa de manteiga
1colher de sopa de margarina
1 folha de louro
100ml de cerveja (usei vinho)
200ml de natas
150gr de cogumelos laminados

Os bifinhos:
Numa frigideira aquecer a manteiga e a margarina juntamente com a massa de alho e o louro, e o vinho, juntar os bifes de deixar fritar ate estarem prontos retirar os bifes e o louro e deitar na frigideira os cogumelos e deixar apurar. Juntar as natas mexer muito bem, rectificar os temperos e esta pronto.
O acompanhamentos:
Acompanhei com batata frita e com ovo estrelado como manda a tradiçao popular e tambem com salada como manda a tradiçao da tasca.
Bom Apetite!!!




quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Yoggy Cake


Não sou muito dada a fazer doces, mas ultimamente tenho feito alguns. Este não é mais do que um bolo de iogurte mas de chocolate. Ficou muito bom, fofinho e foi muito prático de fazer, para a próxima acho que lhe faço uma cobertura e ficará divinal.

Ingredientes:
1 yoggi de chocolate
4 colheres de sopa de cacau em pó
3 copos* de de açúcar
3 copos* de farinha com fermento
1 copo* de leite
1 copo* de oleo
3 ovos
(* o copo usado como medida é um copo de iogurte normal)

A preparação:
Numa tijela juntar os ingredientes todos e bater tudo durante 2 minutos e reservar. Untar um tabuleiro com manteiga e enfarinhar, despejar o preparado e levar ao forno a 200º por 50min. Ter em atenção que o bolo cresce para quase o dobro.
Bom Apetite!!!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Açorda à Alenteja


Depois da açorda de ontem, hoje foi outra vez dia de açorda aqui por casa, mas a parecença fica-se apenas pelo nome e pouco mais, e embora os ingredientes sejam basicamente os mesmos são muito diferentes no seu sabor.

Ingredientes:
1 posta de bacalhau
2 dentes de alho
1 molhinho de coentros
6 fatias de pão duro
3 0vos
sal q.b.

A Preparação:
Cozi o bacalhau, desfiei-o e reservei juntamente com a água. Num almofariz moí o alho e os coentros com umas pedrinhas de sal. Juntei a água e meti a ferver, depois escalfei os ovos no preparado, juntei o bacalhau rectifiquei os temperos e servi. No prato juntei o pão, e estava mesmo bom :)
Bom Apetite!!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Açorda de Salmao & Marisco


Tinha um lombo de salmão perdido dentro da arca a pedir que lhe desse um fim, ao lado do lombo descansavam calmamente meia duzia de ameijoas e meia dúzia de camarão tigre, também á espera de acabarem no prato. E que raio iria eu fazer com aquilo? Lembrei-me de fazer uma açorda... e é excelente...

Ingredientes:
1 lombo de salmão
150 gr de ameijoas
6 camaroes tigre
1 molhinho de coentros picados
3 dentem de alho esmagados
piri-piri q.b.
sal q.b.
meio pao saloio aos pedaços e demolhado
Azeite q.b.
3 ovos

A preparação:
Num tachinho meti um pouco de água os coentros, os alhos e o azeite e deixei aquecer, depois meti o salmão, as ameijoas e o camarão temperei com o picante e o sal e deixei cozer ate o salmão estar pronto. Retirei o salmão tirei a pele desfiei e reservei. Meti o pão demolhado no tacho e deixei apurar depois voltei a juntar o salmão e mexi tudo muito bem, depois bem mexido meti os ovos e deixai estar até estarem bem cozinhados.
Bom Apetite!!!

domingo, 16 de agosto de 2009

Polvo a Lagareiro

Cá em casa gostamos muito de polvo, e gostamos de qualquer maneira, em salada, com arroz, cozido, etc, desta vez foi a lagareiro.

Ingredientes:
1,200 kg de polvo
1 kg de batatas
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 molhinho de coentros
100ml de azeite

O polvo:
Cozi o polvo com a cebola por 45 minutos na panela de pressão. Depois de cozido temperei a agua com sal e deixei repousar o polvo por 10min. E depois meti o polvo no tabuleiro de ir ao forno.
As batatas:
Cozi com agua e sal, dei-lhes um murrito o que é optimo para aliviar o stress :) lol, e coloquei-as junto do polvo.
O azeite:
Numa frigideira levei ao lume o azeite e o alho, quando o alho ficou castanho retirei-o apaguei o lume juntei os coentros picados, mexi, e despejei por cima do polvo e das batatas e levei ao forno por 30 minutos a 200º.
Depois foi só comer :)
Bom Apetite !!!

sábado, 15 de agosto de 2009

Pasta a la Tasca


Por aqui gosta-se muito de massas e volta e meia à necessidade de fazer algo rápido, e as massas são sempre uma boa escolha, servem para acompanhar quase tudo e fazer mil e uma coisas com elas.

Ingredientes:
250gr de esparguete
6 fatias finas de fiambre desfiadas
6 fatias finas de bacon desfiadas
1/2 lata de milho
120gr de cogumelos frescos laminados
1 pacotes de natas 3queijos

A preparaçao:
Cozer o esparguete em agua & sal e reservar. Numa frigideira quente colocar o bacon e deixar saltear um pouco, depois juntar os cogumelos e deixar saltear ate estarem dourados, juntar o fiambre e envolver, de seguida juntar as natas e envolver bem deixar ferver. Juntar o preparado á massa e o milho tambem, mexer tudo e servir.
Bom Apetite!!!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Torta de Pêssego


Quando andei entretida a ler o blog da BelinhaGulosa descobri esta torta e como tinha cá todos os ingrediente em casa resolvi fazer, mas a minha habilidade para bolos voltou a dar sinal, pois ficou colada e dp não deu para enrolar, mas ficou excelente e comeu-se toda mesmo assim direitinha :)

Ingredientes:
1 lata de pêssego
5 ovos
150 gr de açucar
75 gr de farinha
200ml de natas

A preparação:
Num recepiente despejar a calda, partir os pêssegos, passar tudo pela varinha mágica e reservar. Bater os ovos com o açucar ate ganhar volume. juntar tudo só envolver, juntar também as natas e a farinha peneirada e envolver tudo outra vez. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e levar ao forno 35mim a 200º
Como enrolar a torta:
Estender uma folha de papel vegetal em cima da bancada e polvilhar com açucar, virar o tabuleiro para cima do papel com cuidado para não partir a torta e enrolar com jeitinho até formar um rolo. E já está :) eu vou tentar mais vezes:)
Bom Apetite!!!


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Portobelos Recheados

Portobelos, portobelos, estes malditos andaram meses desaparecidos da minha vista, então assim que lhes meti o olho em cima tratei logo de os trazer, mesmo sem saber muito bem o que iria fazer em eles. Estes foram feitos assim, pois é mt rapido e a gulodice exigia algo muito rápido :)


Ingredientes por pessoa:
1 portobelo
2 fatias de fiambre
2 fatias de queijo
manteiga q.b.
1 macheia de queijo ralado(usei uma mistura de emmental, maasdam, mozzarela e queijo da ilha)
2 fatias de pao

A preparaçao:
Lavar muito bem o cogumelo e seca-lo tb mt bem. Virar o cogumelo e barrar com a manteiga por cima colocar o bacon depois uma queijo seguido de 2 de fiambre e outra de queijo terminado um a mistura de queijos e lava-se ao forno a 200º por 20min. 5 minutos antes de acabar o tempo abre-se o forno e molha-se o pao o liquido libertado pelo cogumelo e põe-se o pao tb no forno pelos 5 minutos restantes.
O Acompanhamento:
O portobelo assim pode ser usado com entrada, mas para mim acompanhado de uma salada e do tal pão torrado é uma autentica refeiçao.
Bom Apetite!!!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ovos Mexidos Com Cogumelos & Bacon


Volta e meia a minha filhota pede ovos mexidos e salsichas e volta e meia la tenho de fazer, ate porque ela come tudo o que aparece no prato que as vezes tambem é preciso fazer-lhe um miminho. Nos ovos desta vez juntei cogumelos que ja estavam a ficar velhotes e um pouco de bacon com a mesma idade dos cogumelos :) lol

Ingredientes:
75gr de cogumelos
75gr de Bacon aos pedaços
4 ovos
1 lata de salsichas
200gr de esparguete

A preparaçao:
Aqueci a frigideira com um tiquinho de manteiga e saltiei os cogumelos e o bacon, depois de loirinhos juntei os ovos e fui mexendo, depois de bem passados retirei e ma mesmo frigideira meti as salsichas para aquecer e ganhar uma corzinha. E foi prontinho num instante.
O acompanhamento:
Acompanhei com um esparguete cozido ao qual depois de escorrido foi adicionado uma colher de manteiga, mas um arroz ou uma salada tambem sao excelentes acompanhamentos
Bom Apetite!!!


terça-feira, 11 de agosto de 2009

Crepes


Volta e meia costumo fazer crepes ca em casa, é uma receita simples que agrada a todos e tanto pode ser um pequeno almoço com uma sobremesa.

Ingredientes:
250 ml de leite
250 ml farinha
1 ovo
1 colher de sopa de oleo
1 colher de sopa e extracto de baunilha
1 colher de sopa de açucar
1 colher de chá de sal

A preparação:
Juntar todos os ingredientes num recipiente e passar com a varinha mágica por 1 minuto. Aquecer uma frigideira anti-aderente, a minha não precisa, mas se a frigideira pegar passar com uma folha de papel de cozinha embebido em oleo entre cada crepe, depois de quente despejar uma concha de sopa do preparado e esperar até a parte de cima estar cheia de bolhinhas, quando chegar a esses ponto virar com um toque de pulso ou então com a ajuda de um garfo como eu :) quando depois de virado o crepe despegar sozinho está pronto.
Eu recheei os crepes com um creme de chocolate e avelãs que tem uma bolinhas de arroz tufado misturado no creme. nunca tinha experimentado mas a junção do fofinho do crepe com o estaladiço do arroz estufado é excelente :)

Bom Apetite!!!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Tarte de Atum



A tarte nasceu da necessidade de fazer um jantar que não necessita-se de companhia para se fazer, e como depois de preparar e por no forno a tarte se faz sozinha foi a opção ideal.

Ingredientes:
1 embalagem. de massa folhada
3 ovos
200ml de natas
1/2 lata de milho
150gr de cogumelos
1 lata de atum
coentros picados q.b.
75gr de queijo da ilha ralado
1 cebola pequena as rodelas
sal q.b.
pimenta q.b.
alho em po q.b.
1 bola de mozarella

A tarte:
Preparar a massa conforme diz na embalagem. Forrar a tarteira com a massa folhada (eu deixei o papel para poder desenformar). Numa tigela misturam-se os restantes ingrediente excepto a mozarella e despeja-se sobre a massa. Corta-se a bola de mozarella às fatias e põe-se sobre o preparado. Vai ao forno por 40min a 200º
Bom Apetite!!!

domingo, 9 de agosto de 2009

Atum Grelhado

Com o calor que se faz sentir um grelhadinho vai sempre bem, desta vez foram umas postas de atum fresco que foram parar à grelha, e não é que ficaram excelentes. Acompanhei o peixe com batatas cozidas com pele com molho de coentros & alho e pimento assado.

Ingredientes:
4 postas de atum fresco com cerca de 80gr cada
8 batatas pequenas com pele
1 pimento
2 colheres de manteiga
3 colheres de azeite
coentros picados
pimenta q.b.
alho em po q.b.
sal q.b.

O peixe:
Põe-se o peixe na grelha que tem de estar bem quente. Tempera-se com o sal, alho e pimenta, quando estiver esbranquiçado até meio vira-se o peixe e põe-se só um pouco de sal e pimenta. Quando estiver todo esbranquiçado está pronto.

A batatas e o molho:
Cozer as batatas com pele em água e sal, ao mesmo tempo numa frigideira juntar o azeite e a manteiga e pôr a aquecer, quando a manteiga derreter juntar os coentros picados, alho em pó e pimenta, deixar ferver um pouco e está pronto.

O Pimento:
Assar o pimento até a pele estar completamente preta, depois põe-se em água fria e tira-se as semente e o queimado. Corta-se ás tiras e tempera-se com vinagre, sal e azeite.
Bom Apetite!!!

sábado, 8 de agosto de 2009

Porco na Panela


Cá em casa depois de andarmos meses sem tocar em carne de porco, tem-nos apetecido bastante. Depois da Carne de porco á alentejana e á Portuguesa, fiz esta na panela de pressão. Ficou super saborosa e dá para +-5 pessoas

Ingredientes:
1,300kg de perna de porco sem osso
750 gr de batatas medias
400 de cenouras
1/2 chouriço de carne partido só ao meio
1 molhinho de coentros
2 colheres de sopa de banha
2 colheres de sopa de massa de pimentão
2 folhas de louro
1 cebola media
200ml de vinho branco
2 dentes de alho
sal q.b
colorau q.b.
água q.b.

A Preparaçao:
Na panela de pressão põe-se a cebola e o alho a refogar na banha, quando a cebola estiver translúcida põe-se a massa de pimentão, as folhas de louro, o colorau e mexe-se. Põe-se a carne 2 minutos de cada lado para selar. então junta-se as batatas, as cenouras, o chouriço, o vinho, o sal, os coentros e água até cobrir tudo. Tapa-se e depois de começar a sair vapor conta-se 30 min e abre-se a panela tira-se as batatas, as cenouras e o chouriço, vê-se se é necessário mais água e vinho e volta-se a tapar, leva-se a ferver mais 20 minutos na panela. Se se quiser pode ir ao forno para dar um douradinho á carne.
Bom Apetite!!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Rissois de Atum


Adoro rissois, mas têm de ser caseiros, já experimentei algumas marcas e nao consigo gostar ou da massa ou do recheio. Estes são a receita que a minha faz sempre, ela geralmente faz ás carradas, mas como não tenho espaço para guardar reduzi a receita. A receita assim como está dá para 12 rissois grandes, se quiserem fazer mais é só aumentar proporcionalmente a receita.

A Massa
Ingredientes:
250 ml de agua
250 ml de farinha
25gr de manteiga
sal q.b.

Aquece-se a água com sal e a manteiga, quando ferver junta-se a farinha e reduz-se o lume, mexe-se sempre até a massa descolar do fundo. Tira-se a massa e reserva-se.

O Recheio
Ingredientes:
1 cebola pequena
1 lata de atum de 80gr
25 gr de manteiga
coentros picados q.b.
75ml de leite
2 colheres sopa de farinha
colorau q.b.
alho em po q.b.
sal q.b.
sumo de meio limão

Refogar a cebola na manteiga até estar translúcida, juntar o sal, o colorau, o alho e mexer.Juntar o atum e mexer bem, sempre em lume baixo, juntar o leite mexer e deixar ferver. De seguida junta-se as colheres de farinha e mexe-se tudo. Se ficar muito seco juntar leite e se ficar muito liquido juntar mais um pouco de farinha. Apaga-se o lume, junta-se sumo de limão,mexe-se tudo muito bem e está prontinho.

Eu costumo fazer a massa deixando-a reservada enquanto faço o recheio e só depois a vou amassar. Depois de amassada salpico a bancada com farinha estico a massa e vou recheando. Frita-se e já está :)
Bom Apetite!!!



quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Filetes com Amendoa e Arroz de Coentros

A primeira vez que comi assim os filetes foi à uns anos num restaurante chinês. Adorei os pedaços de amêndoa juntamente com o peixe panado, desde então sempre que faço filetes faço-os assim. Quanto ao arroz é a junçao de duas coisas que abundam sempre aqui pela tasca, o arroz e os coentros.


Filetes Panados com Amendoa

Ingredientes:
4 filetes de peixe
1 limão
200 ml leite
sal q.b.
pimenta q.b.
alho em pó q.b.
pão ralado q.b.
50gr de amêndoas raladas
1 ovo
oleo para fritar

A preparaçao:
Num recipiente põe-se o peixe e tempera-se o sumo do limão, o alho em pó, a pimenta, sal e por fim junta-se o leite. Tapa-se e leva-se ao frigorífico cerca de 8h ou de um dia para o outro. Passado esse tempo junta-se a amêndoa ao pão ralado e noutro recipiente põe-se o ovo batido. Passa-se o peixe pelo ovo depois pelo pão ralado com a amêndoa e frita-se. O lume não deve estar muito alto de forma a que a amêndoa também frite.


Arroz de Coentros

Ingredientes:
100gr de arroz
20gr de coentros picados
1 dente alho picado
1 colher de azeite
sal q.b.

A preparaçao:
Aquece-se o azeite com o alho e os coentros, quando estiver bem quente junta-se o arroz e o sal, vai-se mexendo até o arroz estar translúcido, de seguida junta-se a água e vai-se mexendo até estar cozido.
Bom Apetite!!!


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sopa de Agriao


Depois de andar alguns dias a depenar os talos dos agriões para por as folhinhas nas saladas, deparei-me com uma saco cheio de talos apenas com meia dúzia de folhitas, o ideal pra sopinha :) hoje em dia ta tudo tão caro que não se deve desperdiçar nada.

Ingredientes:
1molho de talos de agrião (mais algumas folhitas)
3 cenouras grande
3 batatas pequenas
50gr de arroz
azeite q.b.
2 fatias de presunto

A sopinha:
Tirar as folhas dos talos e reserva-las, de seguida corta-se os talos em pedaços de +- 5 cm, corta-se tb as batatas e as cenoras em pedaços e leva-se ao lume. Depois de cozido passa-se a sopa pela varinha mágica, volta-se a por a sopa ao lume á qual se junta as folhas e o arroz. Quando o arroz estiver cozido retira-se do lume e serve-se. No meu caso servi com um bocado de presunto desfiado.
Bom Apetite!!!


terça-feira, 4 de agosto de 2009

Carne de Porco à Portuguesa


Geralmente não se costuma comer muitas vezes carne de porco aqui por casa, mas depois de na semana passada ter feito carne de porco a alentejana, tive de volta a fazer pois a minha filhota todos os dias pedia daquela carne com conchinhas :) com o resto dessa carne temperada saiu esta carne à portuguesa.

Ingredientes:
500gr de carne porco (rojões)
massa de pimentao q.b.
pimenta q.b.
2 folhas de louro
2 colheres de banha
colorao q.b.
sal q.b.
coentros (nao leva, mas meti pois adoro o sabor)
sumo de meio limão
2 dentes de alho
100ml de vinho branco

A Preparaçao:
Numa tijela por o pimentão, o vinho, as folhas de louro partidas, a pimenta, o colorau, a carne e envolver. Tapar com celofane e fica no frigorífico de um dia para o outro.
Aquece-se o wok e põe-se a banha e os dentes de alho depois de bem quente junta-se a carne e a marinada, mais um pouco de colorau, pimenta e sal (eu ponho muito pouco, pois a massa de pimentão já costuma ter bastante sal) mexe-se e deixa-se fritar. Quando estava quase pronto juntei um bocadinho de coentros.
O Acompanhamento:
Depois das batatas fritas de ontem hoje voltei ao invariável arroz e á salada de alface e agrião, é daquelas coisas que mesmo que se comesse todos os dias pelo menos eu não me importava :)
Bom Apetite!!!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Buddha Eden - Jardim da Paz


No fim de semana passado a minha familia foi passear. Depois de um belo cozido à portuguesa comido em Rio Maior rumamos ao Jardim Buddha Eden junto ao Bombarral.
Embora muito concorrido não foi difícil estacionar o carro, e a entrada é gratuita.
À entrada do Jardim somos recebidos por um arco do estilo oriental que nos deixa adivinhar um pouco do que vem a seguir.
Entre o lago, as estátuas grandiosas, os guerreiros de terracota e a escadaria central, foi-me impossível escolher o local favorito. cada um destes sítios tem o seu encanto. Embora o jardim pareça ainda estar em construção e talvez a precisar de alguns arranjos, a paisagem bem tratada e as sombras tornam a visita muito agradável.
O jardim é bastante grande, mas apesar do tamanho e das subidas faz-se bastante bem a pé em todo o caso à disponível para quem quiser um comboio que percorre todo o jardim.
Aqui ficam algumas fotos do jardim.

Mais informaçoes aqui